Cafeteira Italiana

Inventada na Itália em 1933, por Alfonso Bialetti, a moka, bialetti ou Italiana, é um dos métodos mais populares de extração de café no mundo. Você tem uma? Então confira este guia com 6 passos para extrair o melhor desta cafeteira clássica, sem amargar o café.

Equipamentos recomendados
– Chaleira
– Italiana
– Moedor
– Caneca predileta

Proporção de café:água
– 1:6 a 1:10

1- Coloque água filtrada ou mineral até abaixo da válvula no compartimento inferior. Passe esta água para uma chaleira e aqueça até fervura – ou direto no compartimento se estiver acampando. Use um pano pra segurar o compartimento inferior, ele estará quente por conta da água. Dá mais trabalho, mas vale a pena pré-aquecer a água.

2- Preencha o filtro com café moído médio até o topo, distribua e nivele, sem compactar.

3- Encaixe o filtro no compartimento inferior, garanta que a borracha de vedação da parte superior esteja no lugar e limpa, rosqueie e aperte.

4- Adicione um pouquinho de água em temperatura ambiente na parte superior, apenas o suficiente para preencher a base.

5- Coloque em fogo baixo, com a tampa aberta observe a mágica começar. Feche a tampa, e desligue o fogo assim que escutar um borbulhar.

6- Agora que não amargou o café, tenha cuidado para não amargar a experiência queimando a língua. Experimente com calma e vá desfrutando enquanto a temperatura do café baixa, deve ficar cada vez mais saboroso. Bons cafés! 🧡


Hora de repor o estoque de café ou comprar um método?