Aeropress

Inventada nos EUA por Alan Adler, acreditamos que a Aeropress é a cafeteira mais versátil do planeta terra. Você tem uma ou gostaria de ter? Então confira este guia com 8 passos para fazer nossa receita clássica nela, e inspire-se para explorar um universo de possibilidades de extração.

Equipamentos recomendados, além da própria Aeropress e os utensílios que a acompanham 🙂
– Chaleira
– Leiteira/jarra
– Moedor
– Caneca predileta

Proporção de café:água
– 1:12

1- Esquente água filtrada ou mineral até ferver. Passe essa água para outro recipiente que não foi pré-aquecido, assim ela perderá temperatura e terá algo em torno de 92°C.
2- Posicione o filtro no porta filtro, escalde e encaixe em sua Aeropress. Posicione o conjunto sobre o recipiente que receberá o café extraído.
3- Adicione 17g de café com moagem fina (tamanho semelhante a sal de mesa) e balance para nivelar o café no filtro.

4- Adicione 45ml, ou o suficiente para garantir que está tudo hidratado, e se necessário misture. Espere 30s.
5- Adicione rapidamente mais 160ml de água (uma referência é a marcação “3” da Aeropress). Assim temos uma proporção de 17g:205ml, 1:12. Agite 20 vezes com a espátula, em movimentos circulares. Sem encostar a espátula no filtro, evitando assim que ele se desloque.

6- Agora seu preparo está em 1min. Posicione o pistão e para vedar puxe ele suavemente para cima. Então o café para de passar e fica em infusão até 1min30s.
7- Pressione o pistão constantemente até o final, essa etapa deve durar 30s. Uma boa pedida para fazer menos força é utilizar o peso do seu corpo.

8- Tcharã! Apenas 2min e seu café está pronto. Desfrute 🙂
Ah, mais duas dicas: Antes de beber limpe sua Aeropress para evitar que os resíduos fiquem impregnados no método. E, para aumentar a vida útil, armazene ela seca e desmontada.

Bons cafés! 🧡



Hora de repor o estoque de café ou comprar um método?