Hario V60

O famoso coador da marca japonesa Hario, V60, recebeu este nome porque o ângulo do seu cone tem 60º. Além do ângulo, as ranhuras em espiral e o orifício centralizado, facilitam uma extração uniforme do café.


Proporção de café:água
– 1:12 a 1:16
– Nossa sugestão 1g:14ml, por exemplo, 25g:350ml

1. Adicione na chaleira apenas a quantia suficiente de água para todo o preparo. Aquecendo apenas o necessário você poupa tempo e energia. Desligue quando ferver.
2. Enquanto a água esquenta, faça a moagem – ou peça esta moagem quando comprar seu café. Para a quantia de 25g recomendamos uma moagem média, com granulometria semelhante a açúcar cristal.
3. Dobre o filtro e encaixe no porta-filtro. Escalde ambos, já posicionados sobre o recipiente. Descarte essa água.


4. Adicione o café moído e garanta que ele forme uma base plana no filtro – uma leve batidinha na lateral do porta-filtro deve resolver.
5. Agora é só despejar um pouco de água do centro para as extremidades, garantindo que todo o café seja hidratado e que a água não acerte diretamente o filtro. 75ml é o suficiente. Espere 30s.
6. Adicione mais 150ml da água, com fluxo do centro para a extremidade, e retornando ao centro, de tal forma que o volume de café e água suba cerca de 2/3 da altura do V60. Espere mais 30s.
7. Repita o movimento anterior, não ultrapassando a altura já alcançada no filtro. Adicionando os 125ml restantes. O tempo total de contato do café com a água deve ser avaliado para ter um resultado adequado. Moagem fina em torno de 1min 30s. Moagem média 3min.


8. Finalizada a extração, retire o porta-filtro e misture seu café no recipiente, garantindo assim uma bebida homogênea. Prove. Se achar que deve melhorar veja o passo seguinte.
9. Achou muito “forte”? Adicione um pouco de água para diluir o café e melhorar a bebilidade. Se o café lhe pareceu muito forte pode ser porque a extração foi muito lenta, portanto moa um pouco mais grosso na próxima para acelerar o escoamento da água. Agora, se achou que ficou fraco não há como resolver este preparo, mas você pode considerar para o próximo preparo a dica anterior com lógica inversa, isto é, moa um pouco mais fino.


10. Desfrute o momento, e bom café!


Hora de repor o estoque de café ou comprar um método?