Melitta

O primeiro coador de café, inventado em 1908 na Alemanha por Melitta Bentz, é também o mais popular no Brasil. Confira como extrair o melhor do Melitta.


Equipamentos recomendados
– Chaleira
– Coador Melitta (nº100 ao 103, dependendo a quantia que for fazer)
– Moedor
– Cronômetro
– Recipiente para receber o café

Proporção de café:água
– 1:12 a 1:16
– Nossa sugestão 1g:15ml, por exemplo, 20g:300ml

1. Adicione apenas a quantia suficiente para todo o preparo. Aquecendo apenas o necessário você poupa tempo e energia. Desligue quando ferver.
2. Enquanto a água esquenta, faça a moagem – ou peça esta moagem quando comprar seu café. Quando menor a quantia que for fazer mais fina a moagem. Por exemplo, para fazer uma xícara (10g:150ml) utilize moagem fina, algo semelhante a sal de mesa. Para fazer 3 xícaras (30g:450ml) utilize moagem média, algo semelhante a açúcar cristal.
3. Dobre o filtro e encaixe no porta-filtro. Escalde ambos, já posicionados sobre o recipiente. Descarte essa água.


4. Adicione o café moído e garanta que ele forme uma base plana no filtro – uma leve batidinha na lateral do porta-filtro deve resolver.
5. Agora é só despejar um pouco de água do centro para as extremidades, garantindo que todo o café seja hidratado e que a água não acerte diretamente o filtro. Espere 30s.
6. Adicione o restante da água lentamente, com fluxo do centro para a extremidade, e retornando ao centro. Vá até quase o limite da altura do filtro. Espere até baixar um pouco.
7. Repita o movimento anterior, não ultrapassando a altura já alcançada no filtro. Faça isso até chegar no total de água desejado. O tempo total de contato do café com a água deve ser avaliado para ter um resultado adequado. Moagem fina em torno de 1min 30s. Moagem média 3min.


8. Finalizada a extração, retire o porta-filtro e misture seu café no recipiente, garantindo assim uma bebida homogênea. Prove. Se achar que deve melhorar veja o passo seguinte.
9. Achou muito concentrado? Adicione um pouco de água para diluir o café e melhorar a bebilidade. Se o café lhe parecer muito forte pode ser por duas razões: 1. Sua extração foi muito lenta, portanto moa um pouco mais grosso na próxima. 2. Você adicionou muito café para pouca água, experimente reduzir alguns gramas de café no próximo preparo. Agora, se achou que ficou fraco não há como resolver este preparo, mas você pode considerar as dicas 1 e 2, com a lógica inversa na próxima vez.


10. Desfrute o momento, e bom café!


Hora de repor o estoque de café ou comprar um método?