Desafio de Torra 2020

Organizado por Priscilla Soares Coffee, Torradora Atilla e Rio Coffee Roasters, o Desafio de Torra 2020 foi uma competição a nível nacional com duas categorias avaliadas como café espresso: origem única e blend.

Os critérios de ambas as categorias foram:
1. Avaliação do design da embalagem.
2. Qualidade sensorial em conformidade com padrão da competição.
3. Avaliação da congruência entre a descrição sensorial disponibilizada e a prova sensorial dos juízes.

Na primeira etapa, 30 torrefações selecionadas trabalharam dentro do seu próprio espaço, com 4 cafés de produtores de diferentes regiões que foram escolhidos pela organização e enviados aos competidores. O objetivo era compor um blend, desenvolvendo uma torra para espresso com os 4 cafés e um café origem única, também para espresso.

Três finalistas de cada categoria reuniram-se na Atilla Lab, em Belo Horizonte. Com três dias para planejamento, preparação e execução dos cafés a serem enviados para participação de um concurso de torra a nível internacional, na Itália.

A Terra Natal ficou em 12º lugar na categoria origem única e em 24º lugar na categoria blend.

Quando nos dispomos a participar do Desafio Torrefação 2020, não sabíamos quem seriam os produtores e nem os cafés que receberíamos. À medida que estabelecemos contato com os produtores e seus cafés, tivemos certeza que esta competição, muito mais que um desafio entre torrefações, seria uma ótima oportunidade de aprendizagem. Ficamos muito gratos porque fizemos contato com novos produtores e, especialmente, visitamos o produtor Luciano Dutra Pimenta, do Sítio Alto Liberdade, que foi nossa opção de origem única.

Confira através dos links abaixo a descrição completa de cada um de nossos cafés.