Nira

Origem

Sítio Duas Irmãs, Matão, Tomazina/PR – região do Norte Pioneiro do Paraná.
Produtora: Claudionira Inocência de Souza, a Nira.
Tempo de parceria: 1ª safra.
Altitude média: 700 metros.
Safra: 2020/21.
Espécie: Arábica.
Varietal:
Catuaí Vermelho.
Processo de pós-colheita:
Cereja Descascado – método em que a casca é retirada dos frutos maduros logo após a colheita, para então ir à secagem.

História

Em Junho de 2020 visitamos a região do Norte Pioneiro para conhecer o Projeto Mulheres do Café, que tem por objetivo capacitar cafeicultoras a produzir cafés especiais e cooperar na difusão da qualidade do café da região paranaense. Fomos muito bem recebidos pelos técnicos do IDR, Uherlys Bruneli, Osvaldo Rodrigues e Cíntia de Souza, uma das idealizadoras do projeto. Provamos dez cafés de nove produtoras diferentes. Três cafés nos chamaram muito a atenção, um destes é este nano lote da Nira. Com notas claras de doçura e atributos super equilibrados, este café é um representante excelente do sensorial típico do terroir que estávamos visitando.
No dia seguinte fomos ao encontro da Nira, acompanhados pelo magnífico anfitrião, Uherlys. Além de um tempo muito agradável com Nira e parte da sua família – seu pai, mãe e sobrinho -, pudemos conhecer parte da propriedade e já garantir a saca do café para compartilhar com vocês.

equipe da Terra Natal na ocasião de nossa visita, com Nira, parte de sua família e Uherlys, técnico do IDR-PR

Com a palavra, a produtora
“Eu sou Nira Souza. Filha de Edesio Luiz de Souza e Celina Mª Diniz de Souza. Sou a sexta filha de nove irmãos. Filha, neta e bisneta de cafeicultores. Meus bisavós foram os pioneiros do bairro Matão. Chegaram aqui em 1915. Em 1917 plantaram aqui os primeiros pés de cafés, este amor e dedicação vem passando de geração em geração. Sou fruto de quem muito amou e cuidou. Participo desde o início, em 2013, do Projeto Mulheres do Café e busco conhecer e me capacitar ainda mais no trabalho com o café especial. É assim: Quanto mais conhecemos mais amamos. A cada dia que passa fico mais apaixonada por este trabalho! Café é meu sustento, minha história, minha vida. Amo o que faço! Orgulhosamente sou mulher do café.”

Torra

Perfil de torra com foco no preparo filtrado proporcionando doçura, acidez e corpo equilibrados.

Nossa torrefação está sediada em Joinville/SC. Com operação sob demanda, os cafés estão sempre frescos e recebem um cuidadoso controle de qualidade durante e após cada ciclo de produção. Unindo tecnologia e trabalho artesanal, nos dedicamos a honrar quem cultivou e quem vai consumir, destacando o potencial singular de aromas e sabores de cada origem. Para cada café atribuímos um foco: espresso ou filtrado.

Preparo e sensorial

Lembra frutas secas, nozes e pé de moleque.
Potencial dos atributos de doçura, acidez e corpo, em uma escala de 0 a 10:
Doçura 7
Acidez 7
Corpo 7

Sentir e descrever as nuances de perfil sensorial é como aprender uma nova língua, com prática torna-se algo natural.