TN Guimarães

Origem

Fazenda Lavrinha, Serra do Salitre/MG – região do Cerrado Mineiro.
Produtora: Beatriz e família A. Guimarães.
Tempo de parceria: 5ª safra.
Altitude média: 980 metros.
Safra:
2020/21
Espécie: Arábica
Varietal: Topázio Amarelo.
Processo de pós-colheita:
Lavado completo — processo em que as sementes, após os frutos serem descascados, foram para o tanque de fermentação onde ficaram 48h, e então foram lavadas e secadas lentamente.
Certificados: Certifica Minas Café, UTZ Certified e 4C Certification.

História

Em meados de 2017 trouxemos as primeiras sacas de café para a sede da Terra Natal, esse café era da família Guimarães.
Nosso contato frequente é com Francisco (foto abaixo), um dos três filhos de Adauto e Beatriz Guimarães. A família Guimarães está há mais de 150 anos na agricultura e tem, a cada nova safra, se destacado em produzir cafés especiais. Atualmente a Fazenda Lavrinha tem 265 HA com plantação de café — toda com irrigação direta, o que poupa água e aprimora a saúde de cada planta — e 550 HA de área de preservação permanente.

Mais sobre a história dos produtores
Em 1978, recém-casados, Adauto e Beatriz Guimarães, decidiram buscar suas vidas de forma independente. O desafio de progredir e perpetuar a história de um legado na agricultura, que completava quase 100 anos, foi o que motivou Adauto Guimarães a enfrentar as dificuldades que a vida lhe impunha. Com a família sempre à frente dos pensamentos, em 1985, o casal decidiu se mudar para Patrocínio, em busca de melhores condições de estudo para seus filhos. Na época Beatriz já fazia todo o trabalho administrativo do negócio. Foi graças ao esforço dos pais que os filhos criaram laços com os negócios da família e viram a importância de trabalhar para produzir e empreender. Foi em 2003, com o envolvimento de Ricardo, formado em Agronomia e incumbido de apoiar o pai na produção, que a 5ª geração foi se consolidando no negócio. Em 2007, Rogério, também formado em Agronomia, assumiu o papel administrativo. E, em 2010, com o envolvimento do caçula Francisco, a 5ª geração se concretizou nos negócios da família. O legado de tantas gerações na agricultura é difícil de mensurar. Certamente, a família Guimarães está tendo êxito e construindo uma história que merece ser desfrutada.

Acauã e Francisco Guimarães.

Torra

Perfil de torra com foco no espresso proporcionando equilíbrio entre intensa doçura, acidez e corpo. Como café filtrado há potencial de doçura e corpo médios, e acidez baixa.

Nossa torrefação está sediada em Joinville/SC. Com operação sob demanda, os cafés estão sempre frescos e recebem um cuidadoso controle de qualidade durante e após cada ciclo de produção. Unindo tecnologia e trabalho artesanal, nos dedicamos a honrar quem cultivou e quem vai consumir, destacando o potencial singular de aromas e sabores de cada origem. Para cada café atribuímos um foco: espresso ou filtrado.

Potencial quando o foco é no espresso:
equilíbrio entre intensa doçura, acidez e corpo no espresso. Filtrado com doçura e corpo médios, e acidez baixa.
Potencial quando o foco filtrado:
equilíbrio entre intensa doçura, acidez e corpo no filtrado. Espresso com acidez alta, doçura média e corpo baixo.

Preparo e sensorial

Guia de espresso, em breve.

Lembra cacau, melado e avelã.
Potencial dos atributos de doçura, acidez e corpo, em uma escala de 0 a 10:
Doçura 7
Acidez 4
Corpo 7

Sentir e descrever as nuances de perfil sensorial é como aprender uma nova língua, com prática torna-se algo natural.