Beatriz #3 Super Limitado

Preparo e sensorial

  • Moa na hora do preparo, caso não tenha moedor especifique no momento do pedido qual método utiliza.
  • Armazene o café na embalagem da Terra Natal ou em outro recipiente hermético e ao abrigo da luz solar.
  • Utilize água filtrada ou mineral.

Clique no método para dicas de como preparar seu café:

Potencial dos atributos de doçura, acidez e corpo, em uma escala de 0 a 10:
Doçura 9
Acidez 9
Corpo 8

Sentir e descrever as nuances de perfil sensorial é como aprender uma nova língua, com prática torna-se algo natural.

Torra

Perfil de torra com foco no filtrado proporcionando equilíbrio entre alta doçura, acidez e corpo. Como café espresso há potencial de doçura e acidez altos, com corpo médio.

Nossa torrefação está sediada em Joinville/SC. Com operação sob demanda, os cafés estão sempre frescos e recebem um cuidadoso controle de qualidade durante e após cada ciclo de produção. Unindo tecnologia e trabalho artesanal, nos dedicamos a honrar quem cultivou e quem vai consumir, destacando o potencial singular de aromas e sabores de cada origem.

Origem

Fazenda Lavrinha, Serra do Salitre/MG – região do Cerrado Mineiro.
Produtora: Beatriz e família A. Guimarães.
Tempo de parceria:
9ª safra.
Altitude média: 960 metros.
Safra: 
2024/25.
Espécie: 
Arábica.
Varietal:
Catuaí Amarelo.
Processo de pós-colheita:
 Natural Fermentado — processo em que as sementes, após a colheita, secaram lentamente dentro dos frutos maduros. Entretanto, antes da secagem, este nanolote foi submetido a uma fermentação induzida para potencializar sua doçura, acidez e nuances frutados.

História

Em meados de 2017 trouxemos as primeiras sacas de café para a sede da Terra Natal, esse café era da família Guimarães. A família Guimarães está há mais de 150 anos na agricultura e tem, a cada nova safra, se destacado em produzir cafés especiais.

Beatriz e seus três filhos, Rogério, Francisco e Ricardo.

Mais sobre a história dos produtores
Em 1978, recém-casados, Adauto e Beatriz Guimarães, decidiram buscar suas vidas de forma independente. O desafio de progredir e perpetuar a história de um legado na agricultura, que completava quase 100 anos, foi o que motivou Adauto Guimarães a enfrentar as dificuldades que a vida lhe impunha. Com a família sempre à frente dos pensamentos, em 1985, o casal decidiu se mudar para Patrocínio, em busca de melhores condições de estudo para seus filhos. Na época Beatriz já fazia todo o trabalho administrativo do negócio. Foi graças ao esforço dos pais que os filhos criaram laços com os negócios da família e viram a importância de trabalhar para produzir e empreender. Foi em 2003, com o envolvimento de Ricardo, formado em Agronomia e incumbido de apoiar o pai na produção, que a 5ª geração foi se consolidando no negócio. Em 2007, Rogério, também formado em Agronomia, assumiu o papel administrativo. E, em 2010, com o envolvimento do caçula Francisco, a 5ª geração se concretizou nos negócios da família. O legado de tantas gerações na agricultura é difícil de mensurar. Certamente, a família Guimarães está tendo êxito e construindo uma história que merece ser desfrutada.

Confira abaixo mais cafés que compartilhamos da família Guimarães