TN Bela Vista

Origem

Sítio Bela Vista, Alto Jequitibá/MG – região do Caparaó Mineiro.
Produtor: Alexandre Emerich e família.
Tempo de parceria: 3ª safra.
Altitude média: 1200 metros.
Safra: 2020/21.
Espécie: Arábica.
Varietal:
Catucai 2SL.
Processo de pós-colheita:
Cereja Descascado — processo em que as sementes, após os frutos serem descascados, são lavadas e colocadas para secar lentamente.

História

O Sítio Bela Vista fica na Serra do Caparaó, mais especificamente no município Alto Jequitibá. O produtor Alexandre Emerich tem se dedicado, junto com o filho Marcus, a desenvolver cafés de alta qualidade e na produção de pequenos lotes com características surpreendentes. Quando visitamos o Sítio Bela Vista pela primeira vez, em Novembro de 2017 – e o mesmo se repetiu em 2019 e 2020 -, além de conhecer um pouco do trabalho na lavoura e pós-colheita, podemos também ser hospedados por Alexandre e sua família. Momentos assim fazem estarmos no centro de um dos focos da Terra Natal: cultivar relacionamentos autênticos desde as origens.
Junto com Alexandre lembramos que há muitas formas de amar o nosso próximo, entre elas está praticar a hospitalidade, cultivar café de alta qualidade e desenvolver uma torra que evidencie o potencial de sabores e aromas da origem. Nossa gratidão ao Alexandre e sua família por compartilharem esses aprendizados na jornada com a gente.

Torra

Perfil de torra com foco em café filtrado proporcionando equilíbrio entre intensa doçura, acidez média alta e corpo suave.
Este café espresso tem potencial de alta acidez, doçura média alta e corpo baixo.

Nossa torrefação está sediada em Joinville/SC. Com operação sob demanda, os cafés estão sempre frescos e recebem um cuidadoso controle de qualidade durante e após cada ciclo de produção. Unindo tecnologia e trabalho artesanal, nos dedicamos a honrar quem cultivou e quem vai consumir, destacando o potencial singular de aromas e sabores de cada origem. Para cada café atribuímos um foco: espresso ou filtrado.

Potencial quando o foco é no espresso:
equilíbrio entre intensa doçura, acidez e corpo no espresso. Filtrado com doçura e corpo médios, e acidez baixa.
Potencial quando o foco filtrado:
equilíbrio entre intensa doçura, acidez e corpo no filtrado. Espresso com acidez alta, doçura média e corpo baixo.

Preparo e sensorial

Lembra rapadura, nozes e amêndoa.
Potencial dos atributos de doçura, acidez e corpo, em uma escala de 0 a 10:
Doçura 9
Acidez 6
Corpo 5

Sentir e descrever as nuances de perfil sensorial é como aprender uma nova língua, com prática torna-se algo natural.