TN Cedros

Origem

Sítio dos Cedros, Venda Nova do Imigrante/ES – região de Montanhas do Espírito Santo.
Produtor: Dério Brioschi e família.
Tempo de parceria: 4ª safra.
Altitude média: 1000 metros.
Safra: 2020/21
Espécie: Arábica
Varietal:
Catuaí Vermelho 44.
Processo de pós-colheita:
Cereja Descascado — processo em que as sementes, após os frutos serem descascados, são lavadas e colocadas para secar lentamente.

História

O Sítio dos Cedros fica em uma região montanhosa próxima ao centro de Venda Nova do Imigrante/ES. A família Brioschi produz café há cinco gerações, desde quando o tataravô dos jovens Dério Brioschi Junior e Phelipe Bruneli Brioschi, filhos de Dério e Maria da Penha, imigrou da Itália para o Brasil. Atualmente a família cultiva cerca de 7 HA de café, dos 15HA do Sítio que tem uma grande área de mata virgem com algumas árvores imponentes, como os Cedros. Nosso contato com a família Brioschi iniciou no final de 2017. Ao longo das quatro safras de nossa parceria, já podemos visitá-los em duas ocasiões e perceber como têm buscado aperfeiçoar o cultivo, os processos de pós-colheita e a comercialização do café, unindo história e experiência, com inovação e pesquisas.

Mais sobre a história dos produtores
Com o passar do tempo as terras do tataravô foram sendo repartidas como herança, até que chegou a geração de Dério, quando a propriedade já não se caracterizava como uma fazenda, mas sim como um pequeno sítio. O nome do sítio veio em referência ao Cedro, árvore que encontra-se em abundância nas matas da região. A decisão de produzir cafés de alta qualidade ocorreu em 2012, como uma alternativa ao café commoditie que não era mais sustentável economicamente, devido ao alto custo e pequeno volume da produção do sítio. Desde então, a família acumula premiações em competições de qualidade da região e trabalha para ampliar a produção com arrendamento de outras propriedades. Dério Jr formou-se como técnico em agroindústria e graduou-se em engenharia de alimentos, curso que Phelipe também está cursando. Os irmãos também têm se especializado com projetos de pesquisa em pós-colheita e como degustadores de café.

Parte da família Brioschi e equipe da Terra Natal, Novembro de 2019.

Torra

Perfil de torra com foco no espresso proporcionando equilíbrio entre intensa doçura, acidez e corpo. Este café filtrado tem potencial de alta doçura, corpo e acidez médios.

Nossa torrefação está sediada em Joinville/SC. Com operação sob demanda, os cafés estão sempre frescos e recebem um cuidadoso controle de qualidade durante e após cada ciclo de produção. Unindo tecnologia e trabalho artesanal, nos dedicamos a honrar quem cultivou e quem vai consumir, destacando o potencial singular de aromas e sabores de cada origem. Para cada café atribuímos um foco: espresso ou filtrado.

Potencial quando o foco é no espresso:
equilíbrio entre intensa doçura, acidez e corpo no espresso. Filtrado com doçura e corpo médios, e acidez baixa.
Potencial quando o foco filtrado:
equilíbrio entre intensa doçura, acidez e corpo no filtrado. Espresso com acidez alta, doçura média e corpo baixo.

Preparo e sensorial

Guia de espresso, em breve.

Lembra melado, doce de leite e amêndoa.
Potencial dos atributos de doçura, acidez e corpo, em uma escala de 0 a 10:
Doçura 9
Acidez 5
Corpo 7

Sentir e descrever as nuances de perfil sensorial é como aprender uma nova língua, com prática torna-se algo natural.